Como cobrar por um projeto de arquitetura?

arq
Arquitetos têm mais de uma forma para cobrar por projeto.
        Quem compra um terreno logo se prepara para construção isso envolve planejamento, compra de materiais além da contratação dos profissionais certos. O arquiteto é peça fundamental neste projeto, ele faz a planta da casa, ajuda a decidir quais os melhores materiais para a construção levando em consideração o terreno, e outros fatores. Contratar um bom arquiteto é garantir uma construção segura. Muitos desses profissionais ao sair da universidade trabalham por conta própria ou entram em um escritório de arquitetura. Uma das maiores dúvidas em ambos os casos é quanto cobrar por cada projeto. Quem trabalha em um escritório de arquitetura por mais que receba um salário fixo deve estar atento a quanto seu trabalho vale e como é cobrado os clientes.

O preço de cada projeto
cobrar.por.um.projeto1Não existe apenas uma forma de cobrar por projeto, existem serviços em que o arquiteto cuida apenas da planta e ouros em que ele acompanha do inicio ao fim da construção. Na parte de projeto o mais comum é cobrar por porcentagem de gastos, cobrar por metro quadrado ou cobrar um valor fixo de acordo com tabelas do conselho de arquitetura.
  Quando se cobra por porcentagem, geralmente ela é de 5% ou 10% do valor que será investido na obra. Esta forma de cobrança é recomendada pela IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), e a porcentagem pode variar de acordo com a região do Brasil. O valor da obra pode ser estimado de forma prévia de acordo com área do edifício ou residência, ou com base no valor por metro quadrado que será gasto conforma o planejamento. O percentual deve ser cobrado de acordo com o tipo de obra e sua complexidade, quanto maior a porcentagem sobe.
cobrar.por.um.projeto3    Existem tabelas fixas de preço que deve ser cobrado pelo arquiteto de acordo com o metro quadrado, muitas delas regionais e de acordo com o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Neste caso o arquiteto geralmente sai ganhando, pois independe da complexidade do projeto, ele pode ter menos trabalho e mesmo assim irá ganhar mais. Alguns arquitetos principalmente autônomos podem cobrar ainda por quantidade de horas trabalhadas. Neste caso o valor de cada hora deve ser fixo, e o arquiteto deve comparar quanto outros arquitetos do mercado cobram.


0 comentários: